domingo, 6 de março de 2011

Partida para o Sabbath

Este desenho foi baseado em uma xilogravura do século XVII representando um ritual da idade média no qual as Bruxas (ou não) esfregavam em seu corpo um unguento composto de inúmeras plantas psicoativas como a beladona, o meimendro-negro, a mandrágora, o acônito e o estramônio. Cada uma destas plantas contém quantidades variadas de atropina e de outros alcalóides estreitamente relacionados com ela: a hioscina e a escopolamina. Destaca-se a capacidade destas substâncias de submergir o usuário em um profundo estado de transe, de anular sua memória e de provocar visões ou, melhor dizendo, autênticas alucinações que, ao acordar reconhecerá como reais.
Estas plantas são altamente tóxicas e a quantidade de toxina que causa a embriaguêz é muito próxima da quantidade capaz de provocar a morte por intoxicação. As bruxas e feiticeiras da idade média eram verdadeiras especialistas nestas plantas, sua colheita era feita ao entardecer, com as últimas luzes do dia. Eram vários os motivos que levavam estas sábias mulheres a se esconder no luso-fusco das florestas para evitar serem vistas pelos seus vizinhos, sempre dispostos a acusá-las de pactos satânicos. Mas o principal motivo para colher suas ervas ao anoitecer era porque sabiam que nesse exato momento as plantas escolhidas tinham a maior quantidade de princípios ativos: o acúmulo de alcalóides ao longo do dia, graças à ação prolongada da luz solar, era máximo com o cair da tarde, momento ideal para colhê-las. Em várias ocasiões, era recomendado às bruxas que colhessem as plantas em cemitérios, lugares ricos em matéria orgânica e com solos carregados de compostos nitrogenados, o que dobrava a quantidade de alcolóides do vejetal.
Os efeitos causados por estes unguentos foram relatados no final do século XIX por Karl Kiesewette que fabricou um destes unguentos seguindo as receitas de antigos autores e aplicou-o em si mesmo: "pouco depois [de ter me untado], tive a impressão de estar voando atravéz de um tornado. quando besuntei as axilas, os ombros e as demais partes do corpo, caí em sono profundo e, nas noites seguintes, tive sonhos muito intensos de trens rápidos e paisagens maravilhosas dos trópicos. Várias vezes sonhei que, por causa da distância, as casas abaixo tiveram para mim dimensões minúsculas."
O Unguento causava nas bruxas a sensação de voar, esta é a origem da lenda de que as bruxas voavam em vassouras, não se trata de um vôo físico, mas de uma experiência psíquica transcendental, de forma que não é a bruxa que vai até o sabbath (conceito oriundo da idade média que designa uma reunião de feiticeiras em um espaço noturno) mas sim, o sabbath que vem até ela!

fonte:
História das Ervas Mágicas e Medicinais. Mar Rey Bueno. Madras editora, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário