domingo, 6 de março de 2011

Os homens, o Gado, os Cogumelos...

Quando nossos ancestrais remotos afastaram-se das árvores e passaram a ocupar as pradarias, cada vez mais encontraram gado selvagem que comia vegetação. Esses animais tornaram-se uma grande fonte de sustento potencial. Nossos ancestrais também encontram o esterco desse gado selvagem e os cogumelos que cresciam sobre ele.
Vários desses cogumelos das pradarias contém psilocibina: os da espécie Panaeolus e o Stropharia cubensis, também chamado de Psilocybe cubensis. Este último é o conhecido "cogumelo mágico" atualmente cultivado por entusiastas em todo o mundo.
Amplas evidências apóiam a noção de que o Stropharia cubensis é a superplanta ou o umbigo da mente feminina no planeta, que, quando seu culto estava intacto - o culto paleolítico da Grande Deusa de Chifres -, transmitia o conhecimento de que somos capazes de viver num equilíbrio dinâmico com a natureza, com os outros e com nós mesmos.
O arquétipo da Deusa Mãe de Chifres está presente em inúmeras culturas ao redor do globo, a vaca é um símbolo de maternidade e da terra nutriz desempenhando um papel cósmico e divino. No antigo Egito a vaca Ahet é a origem da manifestação, a mãe do Sol. Aparentemente, a Grande Mãe, ou Grande Vaca dos mesopotâmeos era também uma deusa da fecundidade. Entre os germanos a vaca Audumla é uma das primeiras manifestações de vida de sua cosmogonia juntamente com o gigante Ymir dos quais descendem a geração de deuses e a humanidade. Esse mesmo simbolismo estende-se à totalidade dos povos indo-europeus e permaneceu extremamente forte na índia onde a vaca é um animal sagrado venerada com muita eloquência nos vedas.

A vaca é o céu, a vaca é a terra;
A vaca é Vishnu e Prajapati;
O leite ordenhado na vaca saciou
Os Sadhya e os vasni

Segundo Terence McKenna autor do livro "O Alimento dos Deuses" o relacionamento entre seres humanos e cogumelos teria de incluir também o gado, os criadores da única fonte dos cogumelos. Esse relacionamento tem aproximadamente um milhão de anos, já que data dessa época a era dos caçadores nômades. Os últimos cem mil anos são provavelmente uma quantidade de tempo mais do que generosa para permitir a evolução do pastoralismo a partir de seus primeiros vislumbres. Assim estamos falando de um costume profundamente arraigado, um hábito cultural extremamente poderoso.
A interação dos homens com os cogumelos não foi um relacionamento estático, e sim dinâmico, através do qual fomos levados, por méritos próprios, à níveis culturais cada vez mais altos e a níveis de autoconsciência individual. "Acredito que o uso dos cogumelos alucinógenos nas pradarias da África nos deu o modelo para o surgimento de todas as religiões. E quando, após longos séculos de lento esquecimento, de migrações e mudanças climáticas, o conhecimento do mistério se perdeu, em nossa angústia trocamos a parceria pelo domínio, a harmonia com a natureza pelo estupro da natureza, a poesia pelo sofisma da ciência. Resumindo, trocamos nosso direito inato de parceiros no drama da mente viva do planeta pelos cacos da história, pela guerra, pela neurose e - se não acordarmos rapidamente para a nossa situação difícil - pela catástrofe planetária".

Fontes:
O Alimento dos Deuses. Terence MacKenna. Ed. Nova Era.
Dicionário de Símbolos. Jean Chevalier e Alain Gheerbrant. 24ª Ed. José Olympio ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário