sábado, 5 de março de 2011

Iccarus


Segundo a 24ª edição do Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant o personagem da mitologia grega Ícaro é o símbolo "do intelecto que se tornou insensato... da imaginação pervertida. É uma personificação mítica da deformação do psiquismo. A tentativa insana de Ícaro é proverbial pela emotividade no mais alto grau, por uma forma de aberração do espírito".
A meu ver a lenda de Ícaro ilustra com perfeição o episódio do surto psicótico: tal como Ícaro o indivíduo acometido pelo surto "morre" no sentido de que este perde sua consciência não dispondo de nenhuma noção, controle ou vigília do conteúdo alucinatório que chega à sua mente. Tal conteúdo é potencialmente transcendente e construtivo, potencial simbolizado pelo Sol que, dentre seus múltiplos significados simboliza o conhecimento divino, a iluminação e a auto-consciência. Ícaro não demonstra uma condição psicológica apropriada para conceber tal conhecimento e iluminação, "detentor de um EGO que se deixa tragar e queimar por um SELF que dele se apodera possuindo-o, invadindo-o, inflando-o e aniquilando-o".
No desenho acima usei como referência o Sol pintado por Van Goh na pintura "O semeador". Sabe-se que Van Gogh sofria perturbações psíquicas de nível psicótico, Silvia Anspach em seu livro "arte, cura, loucura" diz que as pinturas de Van Gogh apresentam o Sol como algo que "contamina, invade e incendeia toda a cena, amarelando desesperadora e impositivamente todo o território pictórico" expressando também uma ânsia de fusão do artista com este Sol tal como Ícaro.

fontes:
Dicionário de Símbolos. Jean Chevalier e Alain Gheerbrant. 24ªed. Editora José Olimpio
ANSPACH, Silvia. Arte, cura, loucura. Ed. Annablume. 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário